Imprensa

Domingo é dia da grande festa das Rendas de Bilros!

2016-07-26

Desde a sua génese que a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA) tem procurado criar eventos paralelos à exposição do melhor das artes tradicionais portuguesas, não só como forma de dinamizar o evento e atrair maior número de visitantes, mas também para assegurar que o futuro do artesanato nacional se cruzará com a modernidade dos novos tempos.

Sem nunca esquecer a principal motivação para o surgimento da FNA, a organização do certame dedica, sempre, especial atenção às Rendas de Bilros. As rendas e as rendilheiras de Vila do Conde estão presentes no evento, quer através da representação da Escola de Rendas no recinto ou das rendilheiras que ali trabalham ao vivo, quer através de múltiplas iniciativas, cujo propósito é estimular a produção das rendas de bilros, contribuir para a sua divulgação e homenagear as mulheres vilacondenses que se dedicam à preservação desta arte secular.

Assim surgiu, em 1992, aquando da realização da 15ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, aquele que viria a transformar-se num dos momentos mais emblemáticos do certame: a comemoração do Dia da Rendilheira.

Desde então, no 2º domingo de realização da FNA, o recinto acolhe a iniciativa que tem por objetivo divulgar a mestria e a destreza das mulheres vilacondenses na arte de entrelaçar os bilros, criando preciosas peças de renda muito apreciadas pela generalidade dos visitantes.

O Dia da Rendilheira reúne no mesmo espaço cerca de 200 rendilheiras, trabalhando ao vivo, constituindo um dos momentos mais simbólicos da Feira Nacional de Artesanato, sobretudo, porque as entidades promotoras dedicam particular atenção e carinho na preservação desta arte, considerada o ex-libris do artesanato local.

Assim, no próximo domingo, 31 de julho, as rendilheiras de Vila do Conde emprestam o seu saber à maior feira de artesanato do País, num momento que, certamente, não deixará de surpreender os milhares de visitantes esperados nesse dia no certame.


A tradição em festa tem lugar marcado em Vila do Conde!