Imprensa

Premiados do 25º Concurso Fotografia FNA

2016-07-25
Ontem, teve lugar no espaço do restaurante das Jornadas Gastronómicas, na Feira Nacional de Artesanato, a sessão de entrega dos prémios do “25º Concurso Fotografia FNA”.
 
Com esta sessão e a exposição “ARTESANATO E FOTOGRAFIA - 25 ANOS DE CUMPLICIDADE”, patente no Teatro Municipal até 31 de agosto, encerra-se a 25ª edição deste concurso - lançado em 1991.
 
Um quarto de século em que mais de 900 fotógrafos, amadores e profissionais, de forma apaixonada e cúmplice colocaram a sua criatividade e a dimensão estética da fotografia ao serviço da dignificação e projeção das artes tradicionais portuguesas.
 
Na sessão de entrega dos prémios, que contou com a presença de dezenas de concorrentes, merece destaque a intervenção da Dr.ª Maria do Carmo Serén, investigadora e crítica de arte e fotografia, que dissertou sobre o tema.
 
Foram galardoados os seguintes concorrentes:
1º Prémio António Tedim, pelo trabalho “Fios de Ouro”,
2º Prémio Maria Oliveira, pelo trabalho “Feira em tarde solarenga”,
3º Prémio a Rita Martins pelo trabalho “Passeando…”.
 
Foram ainda atribuídas quatro menções honrosas a: António Tedim, “A giga”; José Martins, “No guiness of records”, Pedro Leite “Novo olhar, velho deslumbre” e a Rita Martins “Trajetos de tradição”.
 
A exposição, patente no Teatro Municipal, reúne os 40 trabalhos selecionados pelo Júri do Concurso, nomeadamente os vencedores e, para memória, os premiados no primeiro concurso Fotografia FNA, que decorreu em 1991.