Imprensa

Bonecas Abayomi em exposição no Museu das Rendas

2016-07-20

O artesanato Vicentino (São Paulo, Brasil) chega a Vila do Conde pelas mãos do Secretário da Cultura da Prefeitura de S. Vicente, Amauri Alves, que doou uma coleção à Câmara Municipal de Vila do Conde, com o objetivo de promover e divulgar esta tradição.

As bonecas Abayomi estarão exposição no Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde, de 23 de julho até 31 de dezembro. As Abayomis são bonecas de pano de tradição afro-brasileira, feitas de retalhos com nós e tranças, sem costuras ou uso de cola, pela artesã Claudia Müller.

As bonecas eram utilizadas pelas mulheres para confortarem os seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil –, a partir de retalhos rasgados das suas saias. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Na confeção das Abyomis, a artesã Claudia Müller utiliza matérias-primas de origem natural, como tecidos de fibra, 100% algodão, corantes naturais à base de pigmentos extraídos de cascas, folhas, flores e sementes, essências de óleos naturais da Amazônia e embalagens que possam ser reutilizáveis e/ou recicláveis.

A exposição poderá ser visitada no seguinte horário: de terça a domingo - 10h00/18h00.