Imprensa

Exposição de Fotografia FNA 2016

2017-07-21

Da olaria figurativa à cerâmica, do têxtil ao trabalho do vidro, dos bordados às rendas de bilros, passando pela filigrana, ao trabalho da pedra sabão, latoaria e muitos outros, são uma multiplicidade de saberes e artes tradicionais, que mapeiam o território de norte a sul do país, passando pelas regiões Autónomas do Açores e da Madeira, registadas por fotógrafos amadores e profissionais.

A exposição resulta do concurso de fotografia da edição da Feira Nacional de Artesanato de 2016, e que visa contribuir para a valorização das artes e ofícios tradicionais portugueses, enquanto património cultural, através da dimensão estética, documental e pedagógica da fotografia. Ao mesmo tempo, é intenção desta iniciativa a promoção, dinamização e dignificação da atividade artesanal e dos seus obreiros, enquanto criadores de riqueza e guardiões de artes e saberes que integram a nossa identidade e contribuindo paralelamente para a diversidade das expressões culturais, protegidas e promovidas pela convenção da UNESCO, celebrada em Paris em 2005.

A exposição será inaugurada, no Teatro Municipal de Vila do Conde, dia 22 julho, pelas 18h00, e ficará patente até 31 agosto. A Entrega de Prémios está agendada para o dia 23 de julho, no recinto da FNA, contando com um debate em que estarão presentes Carlos Pereira e Maria do Carmo Serén.