Imprensa
Exposição/Venda - Tempo de Magia - Presépios de Portugal 2016
2016-10-19
A Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde, vai uma vez mais realizar, de 03 a 18 de Dezembro de 2016, a 16ª Exposição/Venda - Tempo de Magia - Presépios de Portugal 2016, a ter lugar no Auditório Municipal.

 

Jornadas Gastronómicas convencem paladares exigentes
2016-08-04
Além da presença das mais genuínas formas e expressões das artes portuguesas, a Feira Nacional de Artesanato conta, de igual modo, com animação musical diária e um restaurante, muito concorrido, onde a cozinha tradicional portuguesa faz as delícias dos visitantes.

 

“Segredos” da doçaria conventual
2016-08-03
Terra que honra as suas tradições, Vila do Conde é conhecida pela sua ligação à construção naval em madeira e à produção das seculares rendas. Mas é também sinónimo de doçaria conventual.

 

Sessão de Esclarecimento sobre a Viola Braguesa
2016-08-02
A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde acolhe, no próximo dia 5, pelas 16 horas, uma sessão de esclarecimento sobre o processo de certificação da Viola Braguesa, contando com a presença de representantes da autarquia de Braga, da Adere Minho e da Portugal à Mão.

 

Portugal «feito à mão» mostra-se na Feira de Artesanato de Vila do Conde
2016-08-02
Há muito que o artesanato português, conservando as suas heranças tradicionais, se abriu a novas aventuras, renovando a sua imagem ao encontro de novos públicos e, assim, procurando garantir a própria sobrevivência. Não se trata de competir com os modernos sistemas de produção, mas antes de assegurar a continuidade das artes tradicionais, legado que importa preservar, divulgar e incentivar.

 

Cerca de 200 Rendilheiras na FNA
2016-08-01
Cerca de 200 rendilheiras estiveram ontem no recinto da Feira Nacional de Artesanato, para ao vivo demonstrarem, perante os milhares de visitantes, como saem das suas mãos as delicadas rendas de bilros.

 

Sobre a origem das Rendas de Bilros
2016-07-29
A origem das Rendas de Bilros de Vila do Conde remonta ao século XVI, mas a sua génese ainda é controversa. Em todo o caso, presume-se que esta técnica tenha sido trazida do Norte da Europa por marinheiros e comerciantes, que mantinham estreitas ligações com o entreposto comercial da Flandres.

 

FNA: Um evento de referência no sector
2016-07-28
Perto de completar quatro décadas de realizações consecutivas, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde continua a afirmar-se como uma referência no sector, sobretudo devido à sua capacidade mobilizadora, não só dos artesãos nacionais, mas também no que respeita ao número de visitantes do certame.

 

Domingo é dia da grande festa das Rendas de Bilros!
2016-07-26
Desde a sua génese que a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde (FNA) tem procurado criar eventos paralelos à exposição do melhor das artes tradicionais portuguesas, não só como forma de dinamizar o evento e atrair maior número de visitantes, mas também para assegurar que o futuro do artesanato nacional se cruzará com a modernidade dos novos tempos.

 

Premiados do 25º Concurso Fotografia FNA
2016-07-25
Ontem, teve lugar no espaço do restaurante das Jornadas Gastronómicas, na Feira Nacional de Artesanato, a sessão de entrega dos prémios do “25º Concurso Fotografia FNA”.

 

Feira Nacional de Artesanato já abriu
2016-07-23
Arte e engenho. Criatividade e paixão. Tradição e modernidade. De tudo isto, e muito mais, se faz a Feira Nacional de Artesanato, que foi inaugurada este sábado pela Presidente da Câmara Municipal e pelo Dr. Valadas da Silva, Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

39ª Feira Nacional de Artesanato inaugura amanhã
2016-07-22
A 39ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde inaugura amanhã, pelas 15h30, contando com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP IP, Dr. Valadas da Silva.

 

Bonecas Abayomi em exposição no Museu das Rendas
2016-07-20
As bonecas Abayomi estarão exposição no Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde, de 23 de julho até 31 de dezembro.

 

Receção ao Emigrante na Feira de Artesanato
2016-07-19
Dia 28 de julho, pelas 15h30, Receção ao Emigrante nos Paços do Concelho, seguido de convívio na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde.

 

Concurso de Fotografia FNA 2016
2016-07-18
A exemplo de anos anteriores, realizar-se-á mais um Concurso de Fotografia, inserido no programa da Feira Nacional de Artesanato, tendo por objetivo a promoção do artesanato como parte integrante do Património Cultural Português.

 

Prémios do Público - Fotografia FNA
2016-07-15
No âmbito do Concurso FOTOGRAFIA FNA, estão a decorrer dois passatempos para a eleição dos Prémios do Público a atribuir aos trabalhos apresentados em 2015.

 

Exposição de Fotografia FNA 2015
2016-07-14
A exposição será inaugurada, no Teatro Municipal de Vila do Conde, dia 23 julho, pelas 18h00, e ficará patente até 31 agosto. A Entrega de Prémios está agendada para o dia 24 de julho, no recinto da FNA.

 

Feira Nacional de Artesanato inaugura dia 23 julho
2016-07-13
Que som tem uma roda de oleiro? E qual a sonoridade de um antigo tear ou do martelo que bate na bigorna? Já ouviu o cantar dos bilros? Na maior e mais antiga Feira Nacional de Artesanato do País, as artes tradicionais portuguesas cruzam-se com os sons dos instrumentos. Das mãos hábeis dos artesãos, que emprestam o seu saber e mestria para a conceção das mais variadas peças, nascem também violas, assobios, ferrinhos e flautas…